domingo, 23 de janeiro de 2011

Novos Corpos Sociais

Realizou-se no passado dia 22 de Janeiro a Assembleia Geral do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo, onde a direcção cessante expôs as actividades decorridas no ano de 2010.
Nessa mesma assembleia foram eleitos os novos corpos sociais para o biénio 2011/2012, onde como grande objectivo da nova Direcção será a continuação do bom trabalho que foi feito no ano de 2010 e manter o nível das actuações de 2010 para demonstrar o folclore alentejano e de levarmos o bom nome da cidade de Évora Património mundial pelo pais e o desenvolvimento do folclore alentejano e de outras actividades.
A composição dos corpos gerais para o biénio 2011/2012 será a seguinte:


Assembleia Geral

Presidente – Mónica Reis da Silva Saldanha

Vice – Presidente – Cândida Bela P.Paulo Loios

1ª Secretária – George Manuel Fernandes Santos

2ª Secretária – Magda Alexandra das Neves Madeira

Direcção

Presidente – João Manuel Acácio Salvador

Vice – Presidente - Maria de Fátima de Sousa Ferreira

Tesoureira – Ana Cristina Estróia Casanova

1º Secretário – Elsa Maria rosa Galhano Salvador

2º Secretário – Carmem Dolores Carapinha Vizinha

1º Vogal – Rosalina Rosário S. N. Espírito Santo

2º Vogal – Emanuel Fernando Barata Casanova

3º Vogal – José Manuel Pinheiro Rebocho

4º Vogal – Nuno Miguel Neves Fernandes

Conselho Fiscal

Presidente – Hugo Maria Branco Carrageta

1º Vogal – Celestino António Lourenço

2º Vogal – Manuel Francisco Farelo Galhano




quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Apresentação do cd

Aqui fica a noticia vinculada pelo Jornal diário do Sul referente á apresentação do cd do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo.





O auditório do Diário do Sul / Rádio Telefonia do Alentejo encheu na passada sexta-feira para acolher a apresentação do primeiro CD do Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo (RFFAA).
A gravação deste trabalho discográfico surge numa altura em que o rancho está prestes a comemorar o seu 30.º aniversário.
Foi a 26 de Abril de 1981 que o Flor do Alto Alentejo nasceu e, de acordo com João Salvador, presidente da Direcção do RFFAA, surgiu "numa pequena festa de Natal do Hospital do Espírito Santo (Évora), basicamente com funcionários e filhos dos funcionários do hospital".
Actualmente, o rancho conta com a participação de cerca de 50 elementos, destacando-se a heterogeneidade ao nível das idades, que permite às gerações mais novas aprender com a experiência dos mais velhos.
João Salvador recorda que "neste momento, este é o único rancho da cidade de Évora e temos levado a nossa tradição e o nosso folclore pelo país fora".
Em relação ao lançamento do primeiro CD, o responsável garante que "é um facto histórico para nós", considerando a passada sexta-feira "um dia marcante para o Flor do Alto Alentejo".
Na sua opinião, partilhada pelos outros elementos do grupo, "é um trabalho que tem qualidade e só assim é que podia 'sair para a rua', de forma a levarmos a nossa música pelos vários cantos do país".
A importância dos apoios foi um dos aspectos realçados pelo presidente da Direcção, sublinhando, entre outros, "o apoio das oito juntas de freguesia da cidade de Évora e do Inatel".
Segundo João Salvador, "neste CD encontramos as danças típicas do nosso Alentejo, como as saias, os puladinhos e as chotiças".
A esse respeito, explica que "é um trabalho feito pela pesquisa do nosso antigo fundador, o acordeonista Arlindo Ferreira, que, em conjunto com a sua esposa (Fátima Ferreira), fundou este rancho".
O presidente da Direcção do RFFAA salienta ainda que "todo o trabalho é inédito, com músicas e arranjos do próprio grupo".
No que se refere a espectáculos, em 2010 o Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo participou em cerca de 30 iniciativas a nível nacional.
Para este ano, João Salvador assegura que já estão "vários eventos em vista", que irão começar no mês de Abril e depois "é o ano todo a percorrer o país de lés a lés, levando a nossa cultura".
Na cerimónia realizada no auditório do DS, com transmissão em directo pela RTA, o mesmo responsável frisa que "foi feita uma abordagem à importância do folclore, da nossa etnografia e da cultura tradicional".
A sessão contou com a presença de inúmeros convidados, ligados à cultura, à música, aos órgãos de poder local, ao governo civil e às associações culturais e recreativas.
A mesa que presidiu à iniciativa foi composta por Paulo Piçarra, editor executivo do grupo "Diário do Sul"; por Póvoa Velez, que falou da importância da identidade nacional e regional; por Cláudia Sousa Pereira, vereadora da Câmara de Évora; por Florbela Fernandes, do Governo Civil de Évora; e por Carlos Borralheira, director da agência de Évora do Inatel.
Nesse final de tarde, sucederam-se as intervenções dos convidados, mas também de vários elementos do grupo e de pessoas da assistência.
Entre todos foi unânime a importância que este rancho assume na preservação e divulgação do folclore e da cultura alentejana.Questões como a identidade nacional e regional foram abordadas, bem como o trabalho de recuperação que o grupo tem feito. Essa pesquisa tem dado a conhecer as origens das músicas e danças típicas do Alentejo, que nem sempre são reconhecidas pelas próprias pessoas da região.
Para finalizar a apresentação do primeiro CD, alguns elementos do Flor do Alto Alentejo "brindaram" o público e os ouvintes da RTA com uma das suas músicas cantada ao vivo, mostrando o quanto se mantêm vivas as tradições alentejanas.